sábado, 5 de abril de 2008

Intenções...

Voltei. Muito tempo se passou desde o último post. Tempo demais pro meu gosto.
Não andava com humor para postar.
Mas chegar de frescura!
Como é lindo o processo de aprendizagem do ser humano, não?
Concluí uma coisa de família ao refletir sobre um "causo". Pensei em "reportar" para minha mãe (autoridade da família... sério) mas concluí que era melhor não.
Nem sempre perceber algo, ter boas intenções e se esforçar são bem recompensados.
Aposto que já aconteceu com todo mundo de fazer algo na melhor das intenções e ser mal-interpretado ou de resultar em efeitos desagradáveis. E o pior! Efeitos desagradáveis pra quem estava com boas intenções e, muitas vezes, não fez nada de prejudicial ou nada relacionado com a história.
E é com base nestas experiências que calamos. Deixamos de dar nosso parecer para não pormos o nosso "na reta".
Para algumas pessoas estas experiências são mais freqüentes, o que acaba ganhando um potencial reforçador ainda maior.
Infelizmente em muitas ocasiões aprendemos "bem demais". Deixamos de nos importar pelo outro, deixar de nos esforçar pelas coisas, deixamos de ajudar alguém que esteja necessitado.
A culpa é de quem deixa de fazer algo? Não. Muito pelo contrário! Esta pessoa está apenas desempenhando seu papel de ser com pelo menos um neurônio e exercendo o que chamamos de "aprendizagem".
O problema, ao meu ver, é cultural. Eu explico. Cada vez mais as pessoas estão sendo punidas por terem boas intenções. Cada vez mais existem segundas intenções para todos os atos. Cada vez mais é visto segundas intenções até nas atitudes mais inocentes.
Qualquer dia desses completaremos nossa nobre meta de acabar com a benevolência e o altruísmo do mundo.
(Acho que vou parar de escrever, cada vez me desaponto mais conosco.)





Postador por Ricardo Ceratti.

Nenhum comentário: