terça-feira, 4 de março de 2008

Respostas.

Nos primeiros dias de aula na psicologia os professores perguntam "O que te levou a escolher a psicologia?". Uma turma entre 40 e 50 alunos e as respostas não variam muito mais de cinco. Eu fui um destes, respondi qualquer coisa, afinal eu não sabia bem ao certo meu motivo.
Neste momento estou cursando meu décimo semestre e, apesar de eu já ter suspeitados das minhas motivações, somente agora fui ter certeza: eu simplesmente sou viciado em observar e analisar o comportamento humano. Entender os motivos das pessoas e tentar prever suas ações.
Hoje me preguei altamente distraido refletindo sobre os motivos das pessoas no ônibus.
Uma moça de aparentemente 30 anos, em forma e bem arrumada entrou no ônibus a umas nove paradas do final da linha. Onde eu moro acontece algo que eu considero peculiar. Duas paradas a frente ela estaria a meras duas quadras do final da linha, porém o ônibus faz uma volta primeiro de forma que, quando ele estiver a cinco paradas do final da linha ele estará a o equivalente a umas nove quadras do final da linha. Considerando isto, a moça se encontrava a quatro paradas do ponto mais distante que poderia descer. Ela não aparentava estar com pressa ou cansada. Sua aparência em forma me leva a acreditar que ela não se importaria de caminhar algumas quadras. Ela carregava apenas uma bolsa. Porque pegaria o ônibus? Lembrei-me que estava chuvendo, pouco e fininho, mas chovia há em torno de uma hora. Rapidamente olhei para baixo e lá se encontrava minha possível (possível pois certeza eu só teria se perguntasse. Ou nem assim.) resposta. Estava de salto. Além da possibilidade de estar com os pés doloridos ou machucados havia algo mais importante: O chão estava molhado e o caminho até um pouco depois da distância mais longa era toda em descida.
Ok, para muita gente toda essa ladainha pode ser enfadonha, mas aí é que vem a graça da coisa! Para mim este tipo de coisa é hipnotizante.
Creio ter finalmente encontrado a resposta para a pergunta que me fizeram há cinco anos. Agora basta encontrar uma forma de usar isto profissionalmente.




Postado por Ricardo Ceratti.
Ps.: Este texto tem sua utilidade sim. Ele embasa o próximo que pretendo escrever.

Nenhum comentário: