segunda-feira, 17 de março de 2008

Cansar por repetição.

Percebi uma coisa hoje. Uma coisa que talvez seja muito óbvia para muita gente, mas que só tive certeza hoje.
Há pouco mais de cinco anos eu fazia direito e, no meu tempo vago, lia sobre psicologia.
Aconteceu algo incrível quando entrei na psicologia! No início eu lia os textos mas logo perdi a vontade de ler aquelas coisas todas. Acabou que por um tempo eu não lia nada.
Nada? Nada! Nem as coisas que eu costumava ler que não tinham a ver com a psicologia.
Agora neste semestre estou fazendo apenas duas cadeiras da psicologia: TCC e Comunitária2. Em TCC eu devo escolher um tema e trabalhar nele. Em Comunitária2 ainda não surgiu nada para ler.
E eis que um milagre aconteceu! Olhei para aquele livrinho do Rogers que há tempo está hospedado no meu quarto e comecei a ler! ALELUIA!
A explicação que encontrei para esta linha de acontecimentos é bem simples: Sobrecarregado de leituras a serem feitas eu me desmotivava. Por outro lado, tendo liberdade e tempo meu desejo de ler voltou, e não apenas para leituras de hobbie mas também para leitura de psicologia.
Obviamente que meu funcionamento não é regra para todos. Alias está cada dia mais longe disso. hehe Mas vamos pensar um pouquinho:
- Já está comprovado cientificamente que as pessoas não são capazes de aprender ao longo de muitas horas. É difícil manter a atenção e é complicado de absorver tudo de forma apropriada.
- Qualquer pessoas sabe que alguém cansado não rende, não aprende.
O que acontece no curso?
Temos uma carga horária maior que a maioria dos cursos. Ao invés de 20 créditos, na psicologia geralmente chegamos próximo dos 30. Apesar disso, infelizmente ainda possuimos cadeiras de pouca ou nenhuma utilidade, além da nunca ausente repetição de conteúdos, tentativa de implantar ideologias e momentos lindos que os professores dedicam àquelas pessoas menos afortunadas ao explicar, quase como historinha para criança, mais uma vez o que está tentando passar, afinal, aquela pessoa paga o mesmo que os outros, logo possui o direito de fazer todos os outros 40 alunos com, pelo menos, dois neurônios terem de ouvir pela milésima vez.
Mas e não é tudo! De brinde você leva praticamente um texto por cadeira para ser lido em, no máximo, duas semanas. Hummm Vamos ver: No segundo semestre são cursadas nove cadeiras. Ok, uma é acompanhamento. Se cada cadeira dá um texto para ler em uma semana (muitas vezes o tempo é menor), os alunos deverão ler textos de, pelo menos, duas disciplinas em ao menos um dia da semana.
Quem não enjoaria assim?
Ah, mas são textos pequenos!
Ok, alguns são, ainda assim logo surgem trabalhos (odeio trabalhos, especialmente em grupo), provas a serem estudadas e, olha só, ter uma vida.
Sim, ter vida também é importante. Aliás, ainda mais importante ao meu ver. De que adianta virar uma máquina infeliz de aprendizagem?
Eu sei que não é pra tanto, mas quase (quase para quem não trabalha né?).
Voltando aos textos, agora que já estamos enjoando de ler, com mais uma desmotivação para ler. Tudo aquilo lido serve basicamente (medo de dizer "apenas") para facilitar no entendimento da matéria que o professor tenta passar naquela aula.
EPA! A aula já não é repetitiva? É sim! Já não é um saco aguentar a aula repetindo pela milésima vez só para aquelas duas ou três pessoas que teimam em não entender? É sim!
Oh...
Haja motivação (em termos chulos: "saco").




Postado por Ricardo Ceratti.

Ps.: Será que alguém poderia dar uma internet discada pra pessoa genial que mudou o site da PUC?

3 comentários:

Isa disse...

Eu hoje quase morrendo por culpta (eu axo) de um risoles maldito e meu professor de internacional repetindo a mesma aula de ontem...
Vantagem da universidade? Peguei minhas trouxas e vim morrer em casa ;)

The Drunken Scientist disse...

Agradeça ao teu Deus que tu não faz aula de Alemão comigo!
Hoje foi a quinta aula e ela repetiu o mesmo que vemos desde a primeira!
De brinde ela ainda falou que na próxima aula teremos revisão!
Oba! Seis aulas para dizer praticamente "Oi, tudo bem? Me chamo fulano, e tu?"
Dificil mesmo é a vida...

Isa disse...

Tu me disse! ehuaehuea
É, difícil mesmo é a vida, mas axo que parei de vestibulares... pra mim será "concurso a gente dá um jeito"