terça-feira, 11 de março de 2008

Insônia relativa

A noite é um perigo. Afirmação.
Mais especificamente a cama.
Durante o dia ("dia" aqui é o não estar deitado para dormir) sempre surgem mil e uma coisas para fazer que nos distraem dos problemas. Escanteamos eles, evitamos de pensar. Somos bons nisso. Eu sou pelomenos e, acredito não estar sozinho nessa.
O problema é dormir. No que deita vem aquela onda de coisas não resolvidas. Coisas que evitamos de pensar pois nos causam dor, não somos capazes de resolver ou que, por qualquer motivo que seja, não resolvemos.
E então a pilha começa a crescer. Sinergia. Vai corroendo outros aspectos da vida. A pilha cresce, o sono diminui e sua qualidade desaba.
No auge dos meus infernais 15-16 anos eu chegava a perder quatro horas de sono de tanto que pensava nos problemas não resolvidos.
Para aliviar o problema foi simples. "Só" emagreci 30kgs, deixei de usar óculos, comecei a fazer coisas úteis da vida e abandonei minha então visão de mundo. Foi complicado mas as quatro horas extras de sono compensam. Ok, três horas e meia.
Outras coisa que ajuda é deixar de covardia e parar para refletir e, se possível, solucionar os problemas.
É na noite que eles nos torturam mas é no dia que temos que enfrentá-los.




Postado por Ricardo Ceratti, inspirado por Isa, também conhecida como única-que-comenta-por-aqui e "corretor ortográfico".

Um comentário:

Isa disse...

Por "corretor ortográfico" se entende "pessoa com adsl e habilidade pra confirmar na internet as palavras desejadas".
Chega por hoje? To com sono, e hoje tu não tá tão feliz pra garantir minahs boas 8h =P