quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ir e Vir.

Ainda da série "inspirado pelo Fórum da Liberdade" lembrei-me que foi comentado da veracidade de nossos direitos fundamentais.
Em especial o direito de ir e vir.
Chega a ser ridículo que um país com tanta criminalidade como o nosso tenha na constituição que "todo brasileiro tem direito de ir e vir dentro do território nacional".
Podemos sair sozinhos na rua durante a noite? Ir em qualquer lugar? Podemos ficar dentro do carro estacionado na rua? Uma garota pode andar sozinha na rua quando escurece? Um grupo pequeno tem um mínimo de segurança para caminhar pela cidade durante a noite? É seguro respeitar o sinal vermelho no meio da madrugada?
E nem é só durante a noite. Eu, por exemplo, moro num bairro tradicionalmente seguro. Ou costumava sê-lo. Outro dia assaltaram uma pessoa que estava saindo de carro do condomínio. Dispararam alguns tiros dentro do condomínio fechado num horaráio em torno de 14h.
O que será que não deve acnotecer naquele campus do vale?
Sequestros de lotação no meio da tarde?
Nas manhãs de domingo? "esperando o gre-nal"...
Temos realmente direito de ir e vir?
Neste país em que vivo existe menos chances de sermos punidos pela lei do que protegidos pela mesma. Ou seja, as chances de escaparmos ilesos caso assaltemos alguém, por exemplo, são maiores do que as chances de escaparmos ilesos caso exerçamos nosso "direito de ir e vir".
Deprimente pensar que, talvez quem desrespeite a lei usufrua mais amplamente do direito de ir e vir do que aqueles que a respeitam...



Postado por Ricardo Ceratti.

6 comentários:

Ana Bittencourt disse...

oi ricardo... puxa, mto obrigada por ter respondido. tu nem imagina como me aliviou. agradeço mto a tua atenção e teu cuidado, de verdade. me conforta saber que tenho mais alguém pra contar, caso precise. pois te digo o mesmo, pode contar comigo no que precisar. tenho mtos amigos virtuais e dou mto valor à essas amizades.
queria te pedir mais um favor, sem querer abusar... tu me permite publicar aquele teu texto sobre a finitude? e contar dessa coincidência que nos aproximou? se sim, agradeço. se não, vou entender.
abração.

Carla Arend disse...

ufa. caramba. me deu um tremlique quando achei o teu blog. mas já vi que não é a mesma pessoa;

:)

legal o blog!

Ana Bittencourt disse...

pronto!
http://cemmeiaspalavras.blogspot.com/2009/04/o-velho-novo-amigo.html

te cuida o obrigada por tudo.

Fabio disse...

É a triste realidade. Mas uma vez andei com um grupo de umas 30 pessoas pela madrugada nos arredores da Nilo Peçanha. Tava bem seguro daí =P

The Drunken Scientist disse...

Pois é, Fábio. Neste caso vocês tinham o direito de ir e vir na área onde estavam. Mas... arriscariam entrar na Maria Degolada?

Fabio disse...

haha creio que não