segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Motivação para a mudança.

Estava conversando com uma amiga e percebi como a motivação para a mudança funciona diferente de pessoa para pessoa.
Ela me contou que adquiriu um hábito de comer muito chocolate todos os dias e, conseqüentemente engordou (note que o valor de magreza é dela, apesar de eu concordar, não sendo uma regra). Mas isso não chegou a ser algo que a desmotivasse de seu comportamento ou motivasse a outros comportamentos. Bastou a companhia de uma pessoa mais gorda para que ela não se sentisse mal. Olhando para sua amiga, ela se valia do pensamento "não estou TÃO mal" e se mantinha estática.
Por outro lado eu citei um exemplo meu para ela. Eu sempre tive uma péssima postura e, por muito tempo não me incomodava com isto, não "percebia". Num determinado momento comecei a me incomodar com minha postura e a tentar melhorá-la, mas eu sempre acabava me esquecendo e voltando a ficar curvado. Naquele verão, na praia, cruzei incontáveis vezes por algumas pessoas com uma postura ainda pior que a minha. Cada vez que passava por estas pessoas eu pensava "te endireita senão vai ficar assim!" e isto me ajudou enormentemente a me "endireitar".
Acredito que cabe a cada um de nós perceber a vida de uma forma que incentive a mudança positiva, e não como incentivo ao conformismo.




Postado por Ricardo Ceratti.

Nenhum comentário: