terça-feira, 19 de agosto de 2008

Manutenção.

Como é alta a manutenção do ser humano!
Todos os dias precisamos de um terço do dia de sono (aproximado e variável), umas três (ou mais) refeições por dia (balanceadas para suprir as necessidades), pelo menos dois litros de água e MUITO oxigênio respirado.
Pouca "autonomia", não? Eu duvido que, se fossemos uma máquina alguém se prestaria a construir.
Mas tem mais! Temos necessidade de pegar sol, nos exercitarmos, termos amigos, nos relacionarmos romanticamente, desenvolver nossa auto-estima, aprender coisas, subir na vida...
Do contrário pode nos faltar algo para funcionarmos apropriadamente. Máquina delicada essa. De humor sensível.
Para piorar a situação, complicamos a vida. Nos estabelecermos padrões de beleza, jogos psicológicos, burocracia... Sabotamos uns aos outros, competimos por competir, nos obrigamos a rituais sociais sem sentido.
Falando em rituais, alguns adquirem psicopatologias, como ter de realizar rituais pessoais, ou outras muito mais debilitadoras.
Também sofremos de doenças físicas, orgânicas. Estas não ficam em nada atrás das psicológicas em termos de atrapalhar a vida.
De uns tempos para cá nos tornamos altamente "humanitários". Gastamos grande parte do nosso tempo tentando salvar até os mais "perdidos". Não pense que isto não gasta o tempo de quem não tem esse ideal. Está nas leis. Leis que podam comportamentos. Que geram outros. Que criam novas leis. Que burocratizam a vida.
E assim se vai o tempo...
Ah, mas sobra um bom tempo ainda!
Sim, sobra! Gastamos ele trabalhando. Realizamos atividades produtivas para "contribuir com a sociedade" (e bota aspas nisso!) em troca de dinheiro para nos sustentarmos.
Dinheiro que cada vez vale menos. Motivo? Para trabalharmos cada vez mais, ora bolas! A moda é se matar trabalhando (ok, na Europa tem rolado uns pensamentos diferentes...) e, que absurdo a pessoa que não o fizer! Absurdo maior é ter tempo livre! Passar uma hora sem fazer nada? HERESIA!!
E o sustento? Ah, isso é genial! O sustento é para a manutenção. Sobra um pouco para gastarmos com o que gostamos, mas no geral é para manutenção. Seja manutenção da sobrevivência, comprando o que comer; manutenção do bem estar social, comprando roupas socialmente aceitáveis; manutenção afetiva romântica, gastando em presentes caros (e, muitas vezes desnecessários. O que leva alguém a pagar um belo dinheiro numa flor que dura menos de uma semana??); ou mesmo manutenção de auto-estima, comprando uma casa muito maior que se precisa, numa zona muito mais chique do que boa de se viver, ostentando um carro super potente num país onde 100kmh é o limite de velocidade.
Como eu disse, um tempinho sobra. Uma "graninha" sobra. Ambos não para todos, obviamente. Então usamos este tempo e dinheiro para nosso lazer. Com moderação (moderação somente no lazer, ok?) senão terá o risco de ser "infantil", "desocupado", "inútil".
Aaaah! Coisa boa que os cientistas cada vez mais encontram formas de fazermos as coisas mais rapidamente (para que perder tempo se alimentando direito ou dando uma boa duma dormida, não é?) e de prolongar esta tão agradável existencia!




Postado por Ricardo Ceratti.

Nenhum comentário: