quarta-feira, 10 de março de 2010

Globalização da imbecilidade.

Ok, agora é sério. Alguém pode me explicar o que está acontecendo com a humanidade?
O reino da idiotice está tomando conta.
O banal está sendo valorizado.
Piadinhas infames tomam conta de leituras supostamente sérias.
Nossa língua perdeu todos seus importantes acentos. Gírias e palavras erradas viraram o linguajar padrão. O culto não existe mais.
Se debocha de quem fala ou escreve certo.
O entretenimento virou um exército de cópias e o pior é que quanto mais cópia e menos elaborado é, mais faz sucesso e dura.
Jornalistas estão cada vez mais desleixados, preocupando-se menos se cometem erros ou se falam errado. Aliás, qual o propósito do que fizeram com a profissão de jornalista?
Cada vez mais aparecem novelas repetitivas e banais. Cada ano tem um novo e mais infame big brother. Falando nos reality shows... epidemia?
As pessoas não querem mais pensar. Não gostam. Odeiam quem pensa. Alguém inteligente é inferior. Bom mesmo é quem fala cheio de gírias e só sobre besteiras.
Putaria, crimes, fofocas. O bastante para fazer um jornal. Um jornal muito bem vendido, obrigado.
E os políticos? "Ah, é assim mesmo!". Virou rotina. Estranho seria se fossem honestos.
A banalização não para no sexo e nas distrações. Chega à vida. Assaltos banais terminando em morte. Nas ruas vemos muita violência desnecessária e desmedida. Um acidente de trânsito varia de troca de xingamentos até troca de tiros. Um mendigo do semáforo pode muito bem te "pedir" o celular ou algo assim.
O mais engraçado de tudo é a polícia. Ah, são bons em atolar o carro no Parque Farroupílha, em bater em bêbados, em cobrar propina, em multar coisas banais, em explorar mendigas. Onde estão ou o que fazem quando um veículo é assaltado, uma moça é estuprada, um cidadão recebe uma arma apontada para a cabeça, ou nossas casas são invadidas? O que acontece com aquelas pessoas na sinaleira cheirando cola? O que acontece com aqueles sujeitos que qualquer um percebe que são assaltantes? O que acontece com os pontos de tráfico que até a pessoa mais tapada é capaz de reconhecer?
Como vale a pena pagar impostos.
E nossas escolas e universidades? Onde não existe mais respeito, onde os professores matam aula e ensinam besteiras, coisas óbvias ou simplesmente ficam enrolando? Onde a política se faz presente, onde outros interesses que não o aprendizado se fazem prioridade?
E a personalidade das pessoas? Cada vez mais as pessoas querem ser algo. Emo, patricinha, roqueiro, mauricinho, pagodeiro... sei lá que mais existe! Ok, jovens são jovens. Mas o que se fala quando quem faz isto são pessoas lá dos seus 40 anos? Mães quase na menopausa de barriga de fora, minisaia, allstar. Mães querendo competir com as filhas. Pais querendo as namoradas dos filhos. Senhores já classificados como "idosos" bancando o "cool" para se dar bem com adolescentes. Ah, faça-me o favor!
Vejo pessoas se orgulhando disso! Conheço um rapaz cujo lema é algo como "eu nunca quero agir de acordo com minha idade". Nossa, legal hem!
As festas, as músicas, os assuntos, algumas invenções, as notícias, as leis, as burocracias, os contratos sociais, os abusos financeiros, o dinheiro que não vale nada, o presidente popular que envergonha a nação, países dedicados à abobrinha, as modas, os preconceitos, os males, os pensamentos, os.... AAAAAAAAAAAAAAHHHH! Alguém me tira daqui, faz favor????
O que aconteceu com o mundo?
SÉRIO.
Esses dias li que os relatórios sobre os riscos do efeito global são forjados.
Faça o que for preciso, mas lucre!
Não existe mais honra, não existem mais valores! As pessoas ou não acreditam ou riem de mim quando falo que sou contra traição e não traio. Acham de outro mundo. "Como isso?".
Ou então se chocam quando falo que gosto de música clássica.
Ok, não estou nem falando de respeitar o gosto alheio. Se você gosta de ouvir uma pessoa falando bagaceragem durante 5 minutos numa batida repetitiva, ok. O ouvido é seu (infelizmente muitas vezes é meu também). Agora, achar ouvir musica clássica um absurdo e amar funk. HEM?
Já repararam que quanto menos refinado é o gosto musical de alguém, maiores as chances de compartilhar o mau gosto com os outros? Com vizinhos, com as pessoas do ônibus ou com quem passa na rua?
Eu fico pasmado. De onde vem tanta idiotice?
Será que todos ficaram idiotas? Será que eu fiquei pra trás na "evolução" humana? Será que não percebem como são idiotas? Será que eu sou o idiota em não ver graça em ver a vida alheia, ler os comentários que fazem sobre seu cotidiano, mostrar fotos idiotas para o mundo e contar tudo da minha vida para quem quiser saber?
Será que a mídia nos imbecilizou?
Será que viramos imbecis e a mídia meramente nos acompanha?
O que aconteceu com quem era bom no que fazia? O que aconteceu com quem era genial? O que aconteceu com grandes escritores, músicos, atrizes e atores, jornalistas, mãe e pais, amigos, professores, políticos, policiais, empresas, cientistas....?
Será que aconteceu uma nivelação por baixo massiva?
É a única teoria que consigo formular.
Bom, se este é o cenário atual e não for mudar tão cedo, vou querer cada vez mais que estejam próximas de mim aquelas poucas pessoas que possuem algo dentro da cabeça. Aquelas pessoas que foi como encontrar a agulha no palheiro, de tão raras.
Só torço que a imbecilização não seja contagiosa. Neste caso a eugenia se faria uma obrigação.
E caso nem tais pessoas eu possa manter, talvez o melhor seja a economia de munição mesmo...




Postado por Ricardo Ceratti.

2 comentários:

Marina disse...

Essas são as evidências de que o mundo vai acabar em 21\12\2012! Tomara que não seja o ápice da idiotisse...

Ivan Pielke disse...

Fiquei muito envolto da palavra "imbecil", gritando aos quatro ventos o que achava das coisas imbecis. Ainda me indigno, óbvio, e continuo achando coisas e pessoas imbecis. Sendo que as pessoas tão se aproximando de meros seres(coisas) tipo uma árvore e uma pedra por parecer que perderam o poder da razão; aquele que pensa, faz uma análise e procura uma verdade.

O ruim é que me fechei muito nas coisas ruins dos outros. O que se sabe é que tu atrai justamente aquilo que tu pensa. É BATATA. Quanto mais imbecilidade(dos outros, no caso) tu pensar, mais atrai. E são coisas negativas. Acaba-se atraindo essas coisas negativas. Enfim... tenho vivido mais "leve". Muito já escrevi crônicas e artigos "metendo o pau" no mundo e nas pessoas. Elas muito já me atrapalharam, me atrapalham e vão me atrapalhar; o pulo do gato é fazer o máximo pra que elas não cheguem a invadir o teu espaço e imbecilizar um pedaço ou boa parte da nossa vida.