sexta-feira, 19 de março de 2010

Escolhas...

Quando uma nova situação se apresenta, somos forçados a tomar uma atitude.
Seja uma atitude de mudar de maneira a acompanhar a nova situação, seja uma atitude do sentido de fincar o pé, não mudar, e fingir que a situação nova não existe.
De qualquer forma, nós, reles mortais, tomamos decisões o tempo inteiro.
Agir ou não agir.
Por mais que a segunda opção possa parecer uma mera ausência de decisão, ela não é menos decisão do que uma mudança. É apenas a escolha de manter as coisas como estão, ou fingir ter o poder de mantê-las como estão.
O fato é que na maioria das vezes não nos compete decidir se algo vai se manter estável ou vai simplesmente dar uma guinada de 180°.
Ainda assim, por mais que pareça termos controle, ou pareça que não temos controle algum, sempre existe o espaço para nossa decisão. A decisão individual, a qual todos e cada um de nós possui direito.
E é por tais decisões - pensadas ou não - que somos julgados e pelas quais nossa vida decide qual trilho seguir.
Muitas de tais decisões acabam parecendo erradas. Mesmo que a curto prazo. Algumas vezes mesmo a longo prazo. O real problema, ao meu ver, é a incapacidade que cada pessoa pode - ou não - experienciar. A incapacidade de pensar rápido o sufuciente - e assim culpar o tempo por não lhe permitir decidir -, assim como a falta de coragem necessária, para, sabendo o caminho correto, fazê-lo ser seguido - por mais doloroso que seja.
Só sei de uma coisa: Todos nós erramos no caminho. Não uma, não duas, não dez vezes. Erramos o tempo todo. E erramos ainda mais um pouco. Cabe a nós a clareza mental de tomar a melhor decisão possível, e a maturidade suficiente para nos responsabilizarmos pelas nossas escolhas - tomadas, ou não.
Fora isso, joguemos a moeda ou o dado para cima.
Boa sorte para todos.




Postado por Ricardo Ceratti.

Nenhum comentário: