sábado, 25 de outubro de 2008

Procrastinação.

Ao meu ver existem algumas escalas de deixar as coisas para depois:
1) Existe aquelas pessoas que deixam, literalmente, para a última hora. Fazem as coisas um punhado de horas antes do prazo final.
2) Existe o pessoal do último dia. Estes, acredito eu, são os mais numerosos dos que sofrem do mal da procrastinação. São aquelas pessoas que passam a madrugada da véspera fazendo o que devem fazer e, graças a isso, acabam dormindo pouquíssimas horas, quando dormem.
3) Existe o primeiro nível de enfrentamento desta condição, os que fazem as coisas na véspera da véspera. Ou seja, o que é para quarta não é feito na madrugada de terça para quarta e sim na de segunda para terça. Este passo pode parecer pequeno mas é imenso.
Assim como nas reabilitações de drogas, cada dia de abstinência é importante. Assim, o viciado em deixar as coisas para o outro dia progride conseguindo terminar suas tarefas cada vez mais cedo, o que é muito difícil pelo fato de não gostar de fazer as coisas, mas é muito recompensador pois se livrar das obrigações é altamente aliviante.
Bom... esse textinho é só para marcar para mim mesmo este dia que dei mais um passo. Entrei hoje na escala 4: ou seja, terminei um afazer com três dias de antecedência, além de ter agilizado meu TCC com seis dias de antecedência.
Quem sabe eu ainda tenha conserto?



Postado por Ricardo Ceratti.

Nenhum comentário: