quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Lugar de cada um.

Algumas vezes pessoas importantes somem de nossas vida. Seja algum amigo próximo, uma pessoa que se namora, um parente que conversamos bastante, etc.
Obviamente tem vezes que é inevitável o afastamento. A pessoa pode morrer, estar passando dificuldades, um namoro pode acabar mal ou qualquer outro motivo. Mas no geral a coisa não é tão dramática assim. Algumas pessoas se afastam dos outros quando começam a namorar, outras encontram amigos mais atrativos e esquecem dos velhos, alguns é por se dedicarem excessivamente aos estudos ou ao trabalho.
O motivo não vem muito ao caso aqui. O fato é que no início sentimos uma falta tremenda daquela pessoa. Por vezes lutamos por uma aproximação inviável (seja lá por que) ou tentamos dar uma sobrevida. Geralmente não adianta muito e acabamos nos decepcionando. Bate aquele sentimento de desamparo, ainda mais quando é alguém que é (era?) muito importante para nós como um daqueles amigos "cú e cueca".
Com o tempo a saudade vai passando, deixando em seu lugar uma eventual melancolia, nostalgia. "Saudade daqueles tempos em que...". Entendem o que eu quero dizer, não?
E então o tempo passa e passa e novas pessoas vão entrando em nossas vidas, nossas rotinas vão se adaptando àquele vazio e, quando menos esperamos já não sentimos mais falta da pessoa sumida.
Tem algumas pessoas que não só somem como depois de muito tempo resolvem voltar. E alguns, tolos, quando voltam esperam que tudo seja igual, que sejamos os mesmos amigos de sempre, que tenham a mesma importancia em nossas vidas. Meio sem noção isso, abandonar uma pessoa e depois querer retomar o seu "lugar".
Mas o prêmio do dia vai pros reincidentes. Aquelas pessoas que sumiram tempo suficiente para a mandarmos longe, para não fazerem mais falta, voltam, conseguem retomar seu lugar antigo e inventam de sumir novamente. Pior do que isso só se o ciclo continuar.
Tem uma música (é música?) que diz "cuide bem do seu amor". Eu digo, cuide bem das suas pessoas próximas, valiosas (não precisa ser só amor). Cuide bem do seu amigo também é valido. Afinal, existe mais de seis bilhões de pessoas no mundo. Ninguém é tão especial assim. E ninguém é tão socialmente incapaz assim.
Lembre-se: mais de 6.000.000.000 (quanto zero hem!)




Postado por Ricardo Ceratti.

Nenhum comentário: