sábado, 4 de janeiro de 2014

Investimento

Numa aula da faculdade de administração o professor pede para que os alunos dêem um exemplo de investimento lucrativo.
Em meio aos inúmeros exemplos, surge um que foi no mínimo inesperado. O aluno contou:
“Num determinado ambiente, onde as mesmas pessoas conviviam diariamente, uma moça bonita começa a usar seu charme em um moço bem desligado. Passou semanas sendo meiga, querida, sorridente, batalhadora, dando provas de sua inteligência, demonstrando admiráveis valores, compartilhando alguns de seus bonitos sonhos, e deixando escapar feitos de perseverança.
Pouco a pouco o rapaz, que mal reparava na existência de outras pessoas, foi desenvolvendo grande carinho, admiração e desejo pela moça. Até um ponto em que o rapaz se viu pensando nela a todo momento, ansiando pela próxima vez que a veria, querendo pô-la em seus braços e tomá-la para si.
A partir deste momento a moça não precisava mais demonstrar nenhuma daquelas características. Poderia ser grossa, cortante, não dar assunto e não se aprofundar em conversa alguma, demonstrar um gosto por coisas estúpidas, deixar transparecer comodismo, e ainda assim teria o moço a idolatrando e correndo para ter um minuto que seja em sua companhia.
Não digo que a moça passou a se mostrar de tal forma, ao menos não todos estes exemplos, e talvez não o tempo todo. O fato é que a moça não precisava mais de esforço algum - seja em tempo, em pensamento, em demonstrações - para manter aquele moço hipnotizado a seguindo como uma cobra segue o flautista. Esta moça poderia utilizar suas energias para cativar outros corações, se assim vier a desejar, que aquele coração permaneceria (ao menos por um certo tempo) sendo sua posse imaterial.

E este, caros colegas, é o que eu considero um ótimo exemplo de investimento. Um uso maciço de recursos e tempo por pouco mais de um mês, para fazer uma aquisição que depois colocaria o investimento inicial numa posição de alta liquidez, e logo o liberando para burlar um possível custo de oportunidade.”




Postado por Ricardo Ceratti.

Nenhum comentário: