quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Reflexos.

Outro dia estava pensando a respeito de uma amiga minha que ficou solteira há poucos meses:
"Como ela mudou desde que o namoro terminou!"
Mas acabei percebendo que eu não a conhecia antes de namorar. Quer dizer, conhecia. Mas ela e ele já ficavam. Estavam naquela fase apaixonada de mensagens toda hora, sabe? De qualquer forma o que quero dizer é que não sei se ela mudou por ficar solteira ou havia mudado por começar a namorar.
Ela ficou quase irreconhecível quando ficou solteira. Claro que é normal. Existe aquela fase de querer "recuperar tempo perdido", de raiva, de se sentir perdido ou sei lá. Mas ela mudou em todos aspectos. Os planos dela mudaram, as prioridades mudaram e, o pior, nossa amizade mudou. E mudou tanto que atualmente mal consigo nos ver como "amigos", está mais para "conhecidos" ou "bem conhecidos" talvez.
Também já vi mais de uma vez acontecer essa mudança em homens. O cara que vira "zen" depois de algum tempo de namoro. Passa a ver a vida de forma diferente, a prezar coisas diferentes.
Não só em relacionamentos, acredito que o mesmo aconteça se tratando de emprego.
Como pode uma "personalidade" ser tão "flutuante"?
Eu fico me perguntando se existe algo realmente nosso, algo imutável, que seja caracteristico de cada um. Ou somos apenas reflexo do que acontece no momento. Um reflexo com um certo atraso, que demora um pouquinho para mudar quando a fonte mudou, mas que acaba mudando sua imagem de forma a acompanhar a fonte, mesmo que demore.
Mudar é bom, mas será que mudar tanto assim, sob influência externa e em tantos aspectos é saudável?
E se isso for o comum, o "normal", como vamos saber quem realmente somos?



Postado por Ricardo Ceratti.

Um comentário:

Helen disse...

adoro teus textos *.*