sábado, 7 de junho de 2008

Testando...

Existe um teste.
Um teste mútuo.
Homens testam mulheres, mulheres testam homens.
Os critérios e provas podem ser diferentes, mas o objetivo é o mesmo.
Os testados são incitados a se sabotarem para que os testadores possam culpabilizá-los por seus próprios medos de intimidade, comprometimento ou problemas de estima.
Vou explicar.
Combine que vai ligar para a pessoa em determinado horário. Não ligue. "Esqueça". Quando a pessoa ligar (preocupada) depois sinta-se "perseguido", diga que a pessoa é muito "carente", "paranóica" ou "sufocante".
O que aconteceu? O testador criou a situação para facilitar que o testado tomasse uma atitude que poderia ser vista negativamente e, assim, utilizaria a tal atitude para se convencer a se afastar da pessoa. O motivo para tudo isso? O testador por simplesmente ter problemas de se comprometer com as coisas, aproveitando assim para fugir de comprometimento (mesmo que ele quem tenha combinado de ligar).
Se pararmos para reparar, existem milhões de situação semelhantes. E é quase tão natural para muitas pessoas quanto respirar. O difícil é perceber os motivos por trás, assim como a seqüência de "gatilhos" que vão sendo ativados ao longo do processo.
Isso tudo não passa de um mecanismo infantil de se defender, de evitar mudanças (ou evoluir), enfim, de manter seu status quo sem sentir culpa alguma.




Postado por Ricardo Ceratti.

Nenhum comentário: