sábado, 14 de junho de 2008

Críticas...

Já repararam que cada vez mais as pessoas são "punidas" por "amarem" a si próprias? Por terem auto-estima?
Uma pessoa se achar inteligente, bonita, criativa, bem sucedido, com bom gosto para se vestir, filmes ou música, é visto como "se achando", como a pessoa sendo metida, esnobe, arrogante.
Vivemos na sociedade da competição. Onde todos devem ser melhores que os outros. É preciso estar sempre de olho no progresso dos outros, para os superarmos. É preciso ser sempre o número 1.
Esta mesma sociedade não nos permite nos axarmos bons, aproveitar o lugar conquistado. Talvez seja esse o objetivo mesmo. Se não nos satisfizermos com nossas conquistas, aparência ou qualquer outra coisa, não nos acomodaremos e ficaremos sempre buscando algo mais.
O mais incrível é o grau de internalização desta idéia de não podermos nos "acharmos", deste julgamento. Não nos permitimos dizer "fiz um excelente trabalho", "tive uma idéia genial", "estou bonito hoje", mesmo quando estamos somente com nós mesmos, nosso pior inimigo.
Vivemos num estado perpétudo de busca por um ideal inalcançável, tomados constantemente por um sentimento de menos valia que nos impede de sermos o foco central em nossas vidas.
Não deveríamos nunca deixar de sermos os protagonistas de nossos sonhos.



Postado por Ricardo Ceratti.

Nenhum comentário: