domingo, 10 de maio de 2009

Liberdade.

Hoje me dei conta da diferença que é fazer algo forçado ou pela própria vontade.
Durante minha infância eu era obrigado a passar, por exemplo, dia das mães com minha avó.
Eu, como bom aborrecente mala, achava aquilo uma tortura, uma tirania.
Então, um belo ano minha mãe falou que dali em diante eu iria somente se eu quisesse. Aproveitou e me explicou da importância que tinha para ela e para minha avó, já bem velhinha.
De lá pra cá, por vontade própria, não teve um ano sequer que eu não fui.
E nunca mais achei uma tortura, passei a achar até legal socializar com primos e tios.
A diferença que faz quando nos dão o direito de decidirmos e nos responsabilizarmos pela nossa própria vida. Quando somos respeitados, tratados como capazes de pensar por si.
E tem gente que ainda acredita que ficar mandando e desmandando é a melhor forma de educar... vai entender.




Postado por Ricardo Ceratti.

Um comentário:

Ana Bittencourt disse...

oi!! concordo inteiramente contigo. só eu sei o que passe na minha infância e adolescência, com tudo o que era obrigatório ou proibido. hoje tenho um filho e tento não repetir essas imposições com ele. até agora tem dado certo.

que bom que voltou a atualizar.
e concordo contigo tbm no lance dos imbecis... me dá uma tristeza todos os dias, vendo o tipo de pessoas que a gente é obrigado a conviver por força do trabalho, faculdade, relações sociais, essas coisas. então, quando encontramos alguém legal, quando nos identificamos com as idéias e atitudes, realmente dá vontade de manter contato... e a idéia da cidadezinha, hein? quero comprar um terreno lá!!! não esqueçam de mim!!

sobre o livro "a nós, o clube dos descontentes", te digo que é uma preciosidade. e sobre essa reuniãozinha de pessoas a fim de pensar fora da casinha... porque não criarmos um blog coletivo? pegamos três ou quatro amigos que pensem coisas bacanas e tocamos ficha... sei lá, acho que o mundo precisa nos ouvir, hahahha

guri, sinta-se a vontade pra me adicionar no msn (megavips@hotmail.com). um grande beijo pra ti e pra tua namorada, como tu é gente fina, ela deve ser tbm, por simbiose.