terça-feira, 20 de agosto de 2013

E esse ciclo, serve pra que?

Talvez a causa, ou boa parte da mesma, de nossa angústia e sentimento de inadequação, seja por absorvermos um estilo de vida que é incompatível com nossa personalidade.
É tentar comprar algo genérico, e que pode até funcionar para muitos, mas certamente, e por melhor que possa vir a ser, não é capaz de dar conta da demanda individual de todas as singularidades existentes.
O exagerado (mesmo que não visto como tal) dispêndio de energia para alcançar tal incompatível modelo não resulta em nada que não fracasso - um fracasso desnecessário. Este não deveria contar, em grau algum, na personalidade como derrota. Porém, ao fazê-lo, torna-se retroalimentável, gerando uma angústia que, por reflexo, tende a gerar uma maior necessidade, bem como maior empenho, na tentativa desenfreada de fazer justamente o que tanto colaborou para esta angústia: a busca pelo enquadramento, por se moldar a servir no tão difundido (talvez até industrial) modelo.

(Textinho antigo que eu tinha escrito no celular e sempre esquecia de postar aqui)




Postado por Ricardo Ceratti.

2 comentários:

Paula disse...

Ótima reflexão.
É tão difícil as pessoas se darem conta :(

The Drunken Scientist disse...

Paula, eu me pergunto o quanto as pessoas NÃO QUEREM se dar conta.
E se isto for verdade, entra em jogo uma pergunta que me assusta muito mais: o QUE as pessoas ganham em não se dar conta?