Ao assistir este vídeo (http://vimeo.com/27659191) fui obrigado a falar algumas coisas:
O que, ao meu ver acontece?
A mera existência de modos de vida diferente, que podem dar certo e deixar a pessoa realizada, é em si uma ameaça para a estrutura atual em que nos inserimos (estudar, trabalhar, ser explorado, comprar... ou não estudar, trabalhar mais, ser infinitamente mais explorado, e comprar).
Não existe problema algum que alguém saia deste modo de existência, desde que sejam removidos da sociedade fisica ou psicologicamente. Mendigos não são problema, pois ninguém vai deixar de ser explorado na sua força de trabalho para consumir bastante para ser um mendigo. E os tão chamados "loucos" não são problema também, pois são removidos da sociedade através de clínicas, hospícios ou doses debilitantes de remédios. Bandidagem de baixo nível também não se constitui numa ameaça séria, uma vez que influencia uma quantidade muito pequena de membros produtivos da sociedade a buscarem esta forma de vida, se comparado com o imenso ganho social que existe em sua existência, que é gerar medo (e é o medo que nos leva a nos mantermos nesse status quo, a querermos um governo, uma polícia, a pagarmos segurança privada, a comprarmos muitas coisas para nos distrairem da realidade em nossos lares ou "gadgets").
O problema se dá quando vemos pessoas sobreviverem de fazer o que gostam, sem enlouquecerem, sem viverem de uma forma (percebida pelos mesmos como) miserável, de não precisarem entrar no ciclo exploração/consumo.
Já pensou que má influência? Já pensou se todo mundo decide fazer o que gosta e comprar só o que precisa? Se todo mundo achar a idéia bacana e passar a viver assim.
Já pensou?
A sociedade, estruturada da forma em que se encontra atualmente, simplesmente desmorona.
Postado por Ricardo Ceratti.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário